O Projeto Ubuntu realizou o encerramento de suas atividades anuais, com uma confraternização marcada por emoção, arte e celebração coletiva. O evento na última quinta-feira (18), contou com a presença da comunidade, pais e responsáveis das crianças e adolescentes atendidos, além de voluntários que, ao longo do ano, contribuíram para o fortalecimento das ações do projeto.
A noite foi abrilhantada pela apresentação de um coral formado por alunos de todas as oficinas e por alguns voluntários, além de uma envolvente apresentação de dança e exposição de artesanatos feitos pelos alunos ao longo do ano, que encantou o público presente. Ressaltou-se também a presença do vereador Maciel Ramos, que distribuiu chocolates às crianças, após a partilha do lanche, levando ainda mais alegria ao momento.
Um dos momentos mais especiais da confraternização foi o pré-lançamento do livro “As Aventuras de uma Menina Especial”, da escritora Maria Helena Gabriel de Oliveira, também voluntária do projeto. Aos 61 anos, Maria Helena lança seu primeiro livro, voltado ao público infantojuvenil, no qual compartilha lembranças e aventuras de sua infância. A obra vai além da narrativa pessoal e propõe importantes reflexões sobre a inclusão de crianças e pessoas com deficiência, a valorização da educação básica e do acesso à educação, o contato com a natureza e com os animais como caminho para a descoberta do mundo, o respeito aos mais velhos, além das transformações históricas e sociais e das diferenças de experiências adquiridas entre o campo e a cidade.
Em 2026, cinco instituições de Três Pontas estão selecionadas para serem contempladas com exemplares do livro, que também conta com material de apoio para aplicação de projetos sobre o tema dentro e fora da sala de aula. Durante o evento, crianças e demais participantes puderam ter uma prévia da obra por meio de uma animação disponibilizada em tablets. Também foram expostos os bordados originais utilizados para ilustrar o livro, feitos manualmente pela artesã Flávia Almeida, de Juiz de Fora.
O Projeto Ubuntu em nota, agradeceu todas as pessoas envolvidas nesse grande movimento de descentralização do acesso ao lazer e à cultura. “Nosso muito obrigado aos patrocinadores, apoiadores, parceiros, voluntários e a toda a comunidade por acreditarem e confiarem em nosso trabalho. Em 2026, tem muito mais”, descreveu o projeto !



