151ª Companhia também recebeu uma nova viatura destinada através de emenda parlamentar pelo deputado estadual Mário Henrique Caixa
Uma solenidade militar na manhã desta sexta-feira (22), marcou a transmissão e assunção do comando da 151ª Companhia de Polícia Militar entre o Capitão Luiz Paulo Pereira Rezende e o Capitão Ederson de Souza Januário. A mudança ocorreu 10 meses após Capitão Rezende assumir a Companhia, que é avaliada como uma das mais seguras do Estado de Minas Gerais.
Como sempre bastante prestigiada, várias autoridades políticas, representantes de entidades de classe, associações, movimentos e instituições marcaram presença, lotando as dependências do auditório do Sest Senat. Na primeira fileira, estava a comandante do 24º Batalhão de Varginha, Tenente Coronel Bianca Grossi Silveira Campos Pinto, o subcomandante Major Alexandre Milhomem Silva, o chefe de gabinete do prefeito Marcelo Chaves, Dr. Felipe Pereira, o presidente da Câmara Antônio Carlos de Lima, o assessor parlamentar do deputado estadual Mário Henrique Caixa, o delegado de Polícia Civil Dr. Gustavo Gomes, o presidente da OAB Dr. Marcell Voltani Duarte, o presidente do CONSEP Paulo Fasano e o Coronel da reserva Érik de Carvalho.
Seguindo todas as formalidades que uma cerimônia militar exige, o 1º Tenente João Evangelista Monteiro Júnior, prestou o anuncio regulamentar a comandante do Batalhão, Tenente Coronel Bianca e solicitou a autorização para iniciar a solenidade. O veterano mais antigo que participava, João Márcio Merlo foi cumprimentado por Bianca e prestado continência regulamentar.
O ato oficial assinado pelo comandante da 6ª Região de Polícia Militar, Coronel Breno de Souza Reis, foi lido. Nele, dispensa Capitão Rezende das funções de comandante em Três Pontas e designa Capitão Ederson para o cargo.
O ato de transmissão foi presidido pela Tenente Coronel Bianca, que neste momento junto com os capitães já ocupavam seus lugares no dispositivo. A frente estava o pavilhão nacional, conduzido pelo porta bandeira, o 2º Tenente Júlio Flávio Costa Viana. Depois, Capitão Rezende entregou e Capitão Ederson recebeu a missão de comandar a Companhia da “Terra do Padre Victor, da música e do café”.
Capitão Rezende que vai comandar a 251ª Companhia de Tático Móvel em Lavras, deu seu testemunho de quanto a sociedade civil tem apoiado a Polícia Militar, citando vereadores, a Polícia Civil, o Poder Executivo, Ministério Público, o Poder Judiciário e o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep). Ele deixou claro ao seu sucessor que ele encontrará facilidade em um campo fértil de ajuda para que a PM consiga desenvolver seu trabalho. “As causas de segurança pública aqui em Três Pontas são muito bem trabalhadas, por todos os órgãos de defesa social”, opinou. Em especial agradeceu a tropa que esteve com ele estes meses e esta era a única Companhia que ele não tinha comandado dentro do Batalhão de Varginha. E apesar do pouco tempo cultivou grandes amigos e percebeu isso na sua despedida. Capitão Rezende Tenentes Júlio e Monteiro, das pessoas que eles são e o apoio que ele recebeu e fazem pela cidade de Três Pontas.
Caixa destina viatura para PM de Três Pontas

A cerimônia também serviu para que a Polícia Militar de Três Pontas recebesse uma nova viatura, que veio por indicação de emenda parlamentar do deputado estadual Mário Henrique Caixa. O veículo Renault Duster, zero quilômetro, será empregado o policiamento diuturno, da cidade e contribuirá para as ações de prevenção e repressão criminal qualificada da Companhia.
O deputado Caixa foi representado por seu assessor Antônio Eugênio “Tonô”. Em nome do parlamentar, ele colocou o mandato do conterrâneo a disposição e reafirmou a preocupação do Caixa com a segurança dos trespontanos, por isso investe nas forças de segurança do município.
A comandante do Batalhão Tenente Coronel Bianca, agradeceu ao apoio do deputado Caixa e citando o nome do Sargento Naves, policial mais antigo na ativa, lembrou de uns 25 anos da situação das viaturas que os policiais eram submetidos a trabalhar – extremamente velhas e que prejudicava a segurança dos militares. Quando começou a ter o reconhecimento e parceria com a destinação das emendas parlamentares a realidade começou a mudar. Hoje felizmente não há este tipo de problemas e os policiais não vivem mais esta situação. “O Caixa é um dos deputados que está sempre presente e apoiando a Polícia Militar”.
A entrega da chave foi feita de forma simbólica ao recém empossado comandante. Ao final, do lado externo do Sest Senat, todos os convidados puderam conhecer a nova viatura que integra a frota da PM.
O novo comandante
Capitão Ederson de Souza Januário, nasceu em Lavras, tem 43 anos, é casado com Zaira Maria Franco Januário com quem tem uma filha, Sofia Laura. Ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais em abril de 2004 e se formou soldado em maio de 2005. Fez o curso de formação de oficiais na Academia de Policia Militar em março de 2008 e foi declarado oficial em novembro de 2010 e é capitão do quadro de oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais.
Comandou pelotões em Santana do Jacaré, Carmópolis de Minas, Perdões e em Lavras, onde também foi comandante da Companhia Tático Móvel, da 54ª Companhia e Chefe da Segunda Seção do Estado Maior do 8º Batalhão em Lavras, recebeu várias condecorações e tem no curriculum vasta formação acadêmica e de formação complementar.
Em seu primeiro discurso, Capitão Ederson falou da responsabilidade que é assumir a Companhia de Três Pontas que abrange também o Destacamento de Santana da Vargem, reafirmando o compromisso assumido com a sociedade, mas também da renovação de um ideal: o de servir com honra, dedicação e justiça.
Depois de falar do apoio que recebe da sua família, ele expressou sua gratidão a seu antecessor Capitão Rezende. “Sua liderança foi marcada pelo zelo e pela busca constante por resultados positivos. Seu trabalho não apenas fortaleceu a estrutura da Companhia, mas também servirá de base para que possamos avançar ainda mais na prestação de serviços de qualidade à comunidade de Três Pontas e Santana da Vargem, enfatizou”.
Na visão do novo comandante, a 151ª Companhia de Polícia Militar é uma subárea de grande relevância para a segurança pública regional. Composta por profissionais dedicados e compromissados, desempenha um papel essencial na manutenção da ordem e na proteção da sociedade. “Sinto-me honrado em comandar este efetivo e assumo o compromisso de trabalhar lado a lado com cada policial militar para enfrentarmos, juntos, os desafios que estão por vir”.
Tantas presenças de autoridades reunidas na cerimônia de passagem de comando, demonstra o quanto a segurança pública é uma responsabilidade compartilhada. Por isso, Capitão Ederson, reafirma a importância de fortalecer as parcerias institucionais e o diálogo constante com o Poder Judiciário, Ministério Público, Legislativo, Executivo e todos os setores da sociedade civil. “A segurança de nossas cidades não pode ser vista como um esforço isolado, mas sim como um trabalho conjunto, em que cada parte contribui para o bem-estar coletivo”, manifestou o Capitão.
A comandante Tenente Coronel Bianca se despediu primeiro do Capitão Rezende que vai trabalhar em Lavras e deixa o Batalhão. Mas ela diz não estar dando adeus, pois ele vai continuar fazendo parte assim como aconteceu com ela quando deixou a cidade varginhense, foi para outras regiões de Minas Gerais e depois retornou. “Os policiais aprenderam ao longo da carreira que as mudanças não são coisas ruins, mas servem como crescimento, oportunidades de crescimento, de experiência e novas amizades. Fico feliz de você estar indo para um lugar onde tem habilidade e aptidão, que é o Tático Móvel”, mencionou.
Ao Capitão Ederson, que chega para atuar no Batalhão que ela comanda, destacou características que fazem do novo comandamente da PM em Três Pontas pessoa e profissional exemplar. “Pessoa impar, humilde, leal, competente e inteligente”, foram adjetivos usados por ela”, além da experiência que acumula na carreira, em outras companhias, na seção de inteligência, mas pela primeira vez no 24º Batalhão.