Esvaziamento da represa do Vale do Sol, é exigência da política de barragens e limpeza alerta para necessidade de consciência dos visitantes

 

A represa do Parque Municipal Vale do Sol foi esvaziada para importantes trabalhos de manutenção e estudos realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Esse esforço faz parte das exigências da Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010), que busca garantir mais segurança para barragens em todo o país, especialmente após tragédias como as de Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019.
O objetivo principal, segundo divulgou a Prefeitura, foi mapear a represa com exatidão, o que inclui conhecer sua topografia e medir seu volume. Foi realizado a batimetria e outros estudos técnicos para cadastrar a barragem e obter a outorga de uso da água, que é um recurso regulado pelo estado. Ainda segundo o Município, com a chegada das chuvas na próxima semana, o volume da represa voltará ao normal.
Com o esvaziamento da represa, a Secretaria de Meio Ambiente aproveitou a oportunidade para revitalizar o espaço, incluindo as antigas plataformas dos pedalinhos, além de recolher muito lixo acumulado na área. Foram retirados pneus, plásticos, metais e outros materiais. Esse descarte irregular causa um enorme impacto no meio ambiente.
Pneus de vários tamanhos foram encontrados na represa
“Pedimos a colaboração de toda a população para manter o parque limpo e preservar esse espaço tão importante. Nossas ações do Projeto de Duplicação da adutora de Sete Cachoeiras tem focado muito neste assunto, porque o lixo também é um problema para a qualidade e distribuição das nossas águas. Então lembre-se: não jogue lixo em qualquer lugar, existem locais específicos no município para o descarte correto de pneus, resíduos da construção civil”. (Assessoria de Imprensa da PMTP)

Publicado

em

por

Tags: