O compromisso com a formação de médicos profundamente conectados com a realidade social levou o curso de Medicina do Grupo Unis a um marco histórico em Varginha. Alunos do primeiro período da instituição de Medicina, realizaram uma ação de saúde inédita no Centro de Reintegração Social da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, a APAC Varginha. O evento, ocorrido no dia 24 de junho, marcou a primeira vez que uma atividade universitária foi desenvolvida dentro das instalações da unidade prisional.
A iniciativa aconteceu no período da manhã, das 8h às 12h, e teve como foco principal a promoção da saúde e da prevenção por meio da realização de cerca de 50 testes rápidos para o diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmitidas, as ISTs, incluindo sífilis, HIV e hepatites B e C. Sob o direcionamento técnico da professora Karen Rabello, os acadêmicos puderam vivenciar a aplicação prática dos conceitos de acolhimento e triagem, prestando assistência direta aos recuperandos da associação. A comitiva do Unis também foi integrada por Antônio Carlos, amplamente conhecido como Toninho do setor de eventos do Unis, e pelo coordenador adjunto do curso de Medicina, Thiago Franco Nasser.
Além dos procedimentos de saúde, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer todo o sistema prisional adotado pela instituição, percorrendo inclusive as novas unidades que estão em fase de ampliação. A imersão permitiu a troca de experiências pautada pelo respeito mútuo e pelo entendimento do papel da medicina na transformação social e na garantia da dignidade humana.
De acordo com o Reitor do Grupo Unis, Felipe Flausino, o impacto das ações promovidas pela instituição demonstra como o curso de medicina se tornou parte fundamental da saúde do município. “A consolidação do curso de Medicina do Grupo Unis representa uma das maiores conquistas históricas para Varginha e para todo o Sul de Minas, sendo hoje indispensável para a nossa sociedade. Nossa atuação contínua, profunda e diária nas comunidades locais prova que a saúde pública e o desenvolvimento regional já são indissociáveis da presença ativa do nosso curso de Medicina. Levar nossos acadêmicos para uma ação inédita e de tamanha relevância social na APAC reafirma que a Medicina do Unis não é um patrimônio do Grupo Unis, mas da nossa região, gerando impactos práticos, permanentes e vitais dos quais a nossa sociedade já pode usufruir e não pode mais abrir mão”, destacou o Reitor.
O impacto positivo da parceria foi amplamente celebrado pelas lideranças do comitê diretivo da APAC Varginha. Para o Diretor da unidade, Anderson Ferreira, a cooperação com a universidade fortalece os princípios da reintegração. “Agradecemos a grande ação que representa uma iniciativa de promoção da saúde, da cidadania e da dignidade humana, viabilizando o acesso das pessoas privadas de liberdade a ações de assistência, prevenção e educação. Esta cooperação entre o Unis e a APAC fortalece os princípios da reintegração social”, destacou o Diretor.

O Presidente da APAC, Cleber Origenes Braga, também expressou seu reconhecimento pela excelência técnica demonstrada pelos acadêmicos. “Expresso nossos mais sinceros agradecimentos pela visita e pela colaboração excepcional. A participação dos alunos de medicina foi de extrema importância, e os conhecimentos demonstrados durante a prática agregaram um valor inestimável às nossas atividades, reforçando o compromisso conjunto com a excelência na formação médica e na saúde dos recuperandos”, pontuou o Presidente.

Ratificando o valor humanitário da agenda, o Diretor Jurídico da APAC Varginha, João Rafael Reis, avaliou a visita como um momento de profunda reflexão. “A honrosa visita dos acadêmicos representou um momento de aprendizado e exercício concreto de cidadania, em uma rica troca de experiências marcada pela empatia, pelo respeito à dignidade humana e pelo compromisso com a transformação social. Esperamos que esta aproximação frutifique em novas e valorosas contribuições”, concluiu o Diretor Jurídico.
O Grupo Unis reafirma o perfil de sua graduação em Medicina, consolidando o maior ecossistema educacional de saúde da região, a educação ultrapassa os muros acadêmicos para gerar saúde, esperança e desenvolvimento na comunidade sul-mineira.
