A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Sul de Minas na última segunda-feira (18), realizou a primeira edição da Confraria da Gastronomia Mineira – Edição Tilápia, na Água Doce Cachaçaria, em Varginha. Estiveram presentes chefs, cozinheiros, donos de bares e restaurantes, alunos de gastronomia, entusiastas da culinária brasileira, donas de casa e demais interessados das cidades de Varginha, Três Corações e Pouso Alegre.
O evento gratuito contou com a capacitação do chef renomado, Ricardo Martin, que ensinou sobre higienização, limpeza e corte da tilápia, mostrando o melhor aproveitamento de todas as partes, demonstrando a versatilidade da tilápia e preparando três receitas criativas, saborosas e atrativas: “Tilápia Ribeirinha Picante com Abacaxi Fumegante”, “Sanduíches de Tilápia da Ponte das Amoras” e “Surf And Turf de Tilápia À Moda do Lago de Furnas”.
“A capacitação foi muito interessante por mostrar novas possibilidades de uso da tilápia, um peixe bastante apreciado pela população, tanto pelo sabor quanto pela textura. Muitas vezes acabamos limitados às versões tradicionais, como grelhada ou em iscas. Durante a atividade, ensinei aos participantes diferentes molhos e acompanhamentos, ampliando as formas de preparo e explorando novos sabores. Isso contribui para diversificar o cardápio e valorizar ainda mais a tilápia”, ressaltou Chef Ricardo.
No material de estudo, os presentes receberam informações distintas sobre a tilápia. Além das três receitas preparadas, receberam também a receita do sal temperado para ser utilizado em peixes, carnes, molhos, saladas, entre outros, e outras duas receitas: “Tilápia Grelhada com Limão Siciliano e Ervas Finas” e “Tilápia ao Molho de Maracujá e Gengibre”. Ao final do curso, todos receberam certificado de participação.
Para Vanessa Aparecida Silva, proprietária de uma marmitaria, o curso superou as expectativas. “Os conteúdos foram muito relevantes e explicados de forma clara. A didática do chef Ricardo é excelente, ele é um exemplo de humildade e consegue transmitir exatamente o que deseja em cada prato. Não apenas recomendo, como já planejo participar de novos cursos. Nosso cardápio é focado no dia a dia, mas futuramente vamos incorporar esses novos pratos como diferencial e, quem sabe, nos tornarmos uma referência”, disse.
Pâmela Anastácio Gonçalves, proprietária de uma estação gastronômica para eventos, conta que as receitas, além de deliciosas, eram simples e práticas de executar. “Gostaria de ressaltar o quanto foi maravilhoso participar do curso. O chef, extremamente carismático e seguro, tornou o aprendizado ainda mais prazeroso. Cursos como esse fortalecem a motivação de iniciantes, como eu, a continuar nessa jornada. Adquiri conhecimentos que levarei para a vida — e, claro, para a cozinha. Parabéns à Abrasel por proporcionar essa oportunidade a todos nós, amantes da gastronomia”, enfatizou.
A chef Mariza Balbino conta que esse aprendizado irá contribuir tanto para sua vida pessoal quanto para seu trabalho na cozinha. “Achei o curso extremamente interessante! É sempre muito bom aprender novas receitas, conhecer diferentes sabores e técnicas, além de poder experimentar novas texturas. Isso abre a mente para criar novidades e valorizar ainda mais a gastronomia do dia a dia. O chef Ricardo arrasou nas receitas, explicou tudo de forma clara e simples, com uma didática incrível e muito carisma. Espero participar de outras edições, porque experiências assim nos motivam a crescer cada vez mais”, afirmou.
De acordo com o presidente da Abrasel no Sul de Minas, André Yuki, a capacitação gratuita teve duração de cinco horas e teve como objetivo valorizar ingredientes tradicionais de Minas Gerais, como a tilápia. “O projeto evidencia o sabor e a versatilidade desses alimentos, ao mesmo tempo em que estimula práticas sustentáveis, reforça a identidade cultural mineira e impulsiona o desenvolvimento econômico local. Além de capacitar e inspirar profissionais e apaixonados pela gastronomia, a iniciativa também busca incentivar a criação de pratos criativos a partir de produtos regionais, fortalecer a culinária mineira, fomentar o turismo gastronômico, movimentar a economia local e dar visibilidade a talentos e receitas que preservam e, ao mesmo tempo, renovam a tradição do estado”, ressaltou. André agradeceu a todos que participaram e a Peixaria Pantanal, que apoiou a capacitação na doação dos filés de tilápia e tilápias inteiras.
A segunda edição do projeto será com a carne de porco, no dia 15/09. As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo WhatsApp: (35)99990-2020. O evento foi aprovado e habilitado no Edital PNAB 05/2024 – capacitação, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult, com recursos do Governo Federal, repassados pelo Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).