*Romeiros irão percorrer cerca de 280 a pé, pela fé em Nossa Senhora Aparecida
A fé e a devoção voltam a unir dezenas de homens em mais uma jornada espiritual. A 5ª Romaria “Romeiros Amigos da Fé” inicia, neste sábado (11), a tradicional caminhada a pé de Três Pontas até o Santuário Nacional de Aparecida (SP), um percurso de cerca de 280 quilômetros, que será percorrido ao longo de uma semana de oração, sacrifício e gratidão.
Formado exclusivamente por homens, o grupo reúne 120 romeiros que deixam suas famílias por sete dias para viver uma profunda experiência de fé. A romaria é marcada por momentos de reflexão, partilha e solidariedade, em um caminho que representa tanto esforço físico quanto espiritual.
A preparação para a partida mobilizou uma grande estrutura. A equipe de apoio contará com três caminhonetes e uma moto, que acompanharão os peregrinos durante todo o trajeto, garantindo suporte ininterrupto com água, café e alimentação. No caminhão que transporta a estrutura, estão 500 quilos de carne, 10 fardos de arroz e 80 quilos de macarrão, além de legumes, verduras, frutas e outros itens que serão preparados, sob a responsabilidade de seis cozinheiros que atuarão ao longo do percurso.
A organização já iniciou, nesta quinta e sexta-feira (9 e 10), a receber os colchões dos participantes. Na sexta-feira, às 17h, os romeiros receberão uma bênção especial das irmãs do Carmelo São José. Em seguida, sairão em carreata por diversos bairros da cidade, encerrando o momento com a Santa Missa de envio, celebrada às 18h30, na Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda.
A partida oficial acontece na madrugada de sábado, às 1h, em frente à Matriz. O primeiro destino é Varginha, onde está prevista a chegada por volta das 6h da manhã. Depois, os romeiros seguem para Cambuquira, Olímpio Noronha, Cristina, Rio Claro, Distrito de Delfim Moreira, Piquete e Guaratinguetá, onde participam de uma confraternização antes de chegarem ao destino final — o Santuário de Aparecida.
A chegada está prevista para o dia 18 de outubro, com a participação dos romeiros na missa das 6h45, em Aparecida.
A Romaria “Romeiros Amigos da Fé” conta novamente com o padrinho religioso Padre Roberto Donizetti de Carvalho, que acompanha espiritualmente o grupo e celebra as missas ao longo do caminho.
Mais do que uma viagem, a caminhada representa um ato de fé, sacrifício e devoção — um testemunho de amor à Nossa Senhora Aparecida e de união entre os romeiros que, há cinco anos, mantêm viva essa tradição de Três Pontas rumo à Casa da Mãe Aparecida.
