O Governo de Minas assinou, nesta quinta-feira (25), uma declaração conjunta com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que prevê a implementação de 30 novas Unidades de Atendimento Integrado (UAI’s) no estado. O termo oficializa a inclusão de 30 municípios no Programa UAI Compartilha, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). Os municípios contemplados serão beneficiados com recursos do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPDC). A solenidade realizada na UAI da Praça Sete em Belo Horizonte, contou com a presença do prefeito de Três Pontas Luis Carlos da Silva (Luisinho) e do secretário de Desenvolvimento Econômico Sérgio Vitor Nogueira.
Três Pontas está entre as cidades contempladas e será uma das únicas três do Sul de Minas a receber a unidade. O município receberá cerca de R$ 300 mil em investimentos para a implantação do posto UAI.
A UAI de Três Pontas funcionará na antiga sede da Secretaria de Estado da Fazenda, na Praça Tristão Nogueira, que passará por reformas e adaptações para receber a estrutura. A saída do Detran-MG da Delegacia de Polícia Civil foi em fevereiro e gerou enorme repercussão, já que as pessoas precisam procurar a unidade do UAI de Varginha. Na época, o vereador Rodrigo Silva explicou que assim que a notícia da decisão chegou na Delegacia, já foi feito contato com a Seplag e iniciou as tratativas, mostrando os caminhos para o Executivo e Legislativo buscarem a solução.
As UAI’s oferecem serviços públicos em um só lugar, como emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), serviços de trânsito e muito mais. Guaxupé e Santa Rita do Sapucaí são as outras cidades da região beneficiadas com a unidade.
