Três Pontas vive dias de música e emoção no 55º FENAC, finalizado com show de 14 Bis

 

Chegou ao fim, na noite deste sábado (16), a quarta etapa classificatória do 55º Festival Nacional da Canção (FENAC). Durante dois dias, Três Pontas respirou arte e música, recebendo visitantes de diversos estados brasileiros.

Milhares de pessoas lotaram a Praça Cônego Victor e, mesmo com o frio, acompanharam atentamente as apresentações musicais e artísticas. A grande estrutura montada garantiu conforto ao público, que se acomodou em cadeiras personalizadas diante do palco, onde os candidatos disputaram o Troféu Lamartine Babo.

Na sexta-feira, o trespontano João Só se apresentou com a canção Igualzinho a Você. No sábado, foi a vez do grupo Morena, com a música Tecida de Luz, de autoria da compositora Valéria Pisauro.

Os intervalos entre as apresentações também foram marcados por grandes atrações que agitaram o público: o grupo lírico iL Duo e o carismático artista carioca Luiz Ferrar. Com sua simpatia contagiante, Ferrar encerrou sua performance em meio ao público, cercado por aplausos e registros fotográficos, preparando o clima para o show da banda 14 Bis, que fechou a noite em grande estilo.

Ao todo, 20 músicas foram apresentadas nesta etapa. O nível elevado encantou o público e impôs aos jurados a difícil missão de escolher apenas quatro canções na modalidade presencial e uma na modalidade online, que seguem para as semifinais em Boa Esperança, nos dias 4 e 5 de setembro.

Apesar do talento local, nenhum representante de Três Pontas avançou às semifinais. Ainda assim, os artistas da cidade celebram a conquista de terem suas músicas classificadas para o maior festival de música do Brasil, que há 55 anos promove e valoriza a cultura nacional.

Conheça as músicas classificadas:

Janaína Gentil, cantora e compositora classificada para as semi-finais do FENAC em Boa Esperança

Categoria presenciais:

Cidade: São Paulo/SP
Música: Solo da Igualdade
Composição: Julie e Maysa Ohashi
Interpretação: Julie e Maysa Ohashi

Cidade: Salvador/BA
Música: Olho d’Água
Composição: Luíza Britto, Jordi Amorim e Janaína Gentil
Interpretação: Luíza Britto

Cidade: Leopoldina/MG
Música: Mulher que Reza
Composição: Janaína Gentil e Luíza Britto
Interpretação: Janaína Gentil

Cidade: Santo André/SP
Música: A Sede Justa de Falar de Amor
Composição: Zé Alexanddre e Márcia Cherubin
Interpretação: Márcia Cherubin e Zé Alexanddre

Online

Cidade: São Paulo/SP
Música: Desamar
Composição: Iara Reluxx e Luiza Brina
Interpretação: Iara Reluxx e Luiza Brina

Encerramento marcado pela energia do 14 Bis

Para celebrar essas duas noites o público acompanhou um show especial da banda 14 BIS. Os artistas que estão comemorando 45 anos de estrada, tem sua história com fortes raízes em Três Pontas, onde receberam o título de Cidadania Honorária Trespontana e se tornaram cidadãos trespontanos por direito. A banda fez a praça ficar ainda mais lotada, além das cadeiras, as escadarias do Santuário Nossa Senhora D’Ajuda ficou toda ocupada e ainda o trânsito fechado na praça foi fundamental para ser ocupada por tanta gente. Eles apresentaram um show completo, contaram sobre as suas composições, as parcerias com Milton Nascimento e os integrantes do Clube da Esquina. Eles cantaram grandes clássicos da música brasileira que marcaram gerações.

FENAC segue para Coqueiral

A caravana do Festival Nacional da Canção desembarca agora em Coqueiral 22 e 23/8; Nepomuceno 29 e 30 de agosto. As semifinais e final acontecerão em Boa Esperança nos dias 4,5 e 6 de setembro.

Sobre o festival

O Festival Nacional da Canção nasceu em 1971, no auge dos grandes festivais da televisão brasileira e, desde então, acontece ininterruptamente, levando boa música, além de muita diversão para cidades mineiras. E, neste ano, não será diferente, muita música de qualidade e grandes talentos estão sendo esperados no festival que vai entregar cerca de R$ 250 mil em prêmios e o troféu Lamartine Babo para ao vencedor. Foram inscritas 988 músicas de compositores de 26 estados brasileiros e 6 países diferentes.


Publicado

em

, ,

por

Tags: