Últimas inscrições: Confraria da Gastronomia Mineira promove capacitação gratuita sobre a tilápia

 

Na próxima segunda-feira (18), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Sul de Minas realizará a primeira edição da Confraria da Gastronomia Mineira – Edição Tilápia, a partir das 14h, na Água Doce Cachaçaria de Varginha. As inscrições são gratuitas para todo a região e podem ser realizadas pelo WhatsApp: (35)99990-2020.

O projeto visa capacitar chefs, cozinheiros, donos de bares e restaurantes, alunos de gastronomia, entusiastas da culinária brasileira, donas de casa e demais interessados. Os participantes aprenderão sobre higienização, limpeza e corte da proteína, mostrando a remoção dos ossos, carcaças e melhor aproveitamento de todas as partes. Em seguida, haverá a capacitação do chef renomado, Ricardo Martin, demonstrando a versatilidade da tilápia e a preparação dos participantes na elaboração de pratos criativos, saborosos e atrativos para seus clientes ou preparo em casa.

De acordo com o presidente da Abrasel no Sul de Minas, André Yuki, o objetivo é valorizar ingredientes típicos de Minas Gerais, como a tilápia e a carne de porco. “O projeto destaca o sabor e a versatilidade desses produtos, incentivando práticas sustentáveis, fortalecendo a identidade cultural mineira e fomentando o desenvolvimento econômico local. Além de capacitar e inspirar profissionais e amadores da gastronomia, a iniciativa busca estimular a criação de pratos inovadores com ingredientes locais, fortalecer a identidade culinária mineira, fomentar o turismo gastronômico e a economia regional e divulgar talentos e receitas que preservam e renovam a tradição mineira”, ressaltou.

A capacitação gratuita terá duração de cinco horas (14h às 19h) e incluirá demonstrações ao vivo, orientações técnicas e degustação dos pratos preparados pelos chefs. Além disso, a Peixaria Pantanal, parceira da capacitação, apresentará seus produtos de grande qualidade aos presentes. A Pantanal teve sua primeira loja inaugurada em 2007 e hoje conta com sete unidades espalhadas entre Varginha e Três Corações e atende todo o sul de Minas Gerais com vendas no atacado.

A Confraria da Gastronomia Mineira foi pensada para ser um espaço inclusivo e acessível, contando com rampas de acesso, banheiros adaptados, áreas reservadas para pessoas com mobilidade reduzida. O projeto também prioriza a participação de pessoas com deficiência, idosos e grupos em situação de vulnerabilidade econômica e social, fortalecendo a integração comunitária.

A segunda edição do projeto será com a carne de porco, no dia 15/09. As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo WhatsApp: (35)99990-2020.

Fonte: Ana Luísa Alves


Publicado

em

,

por

Tags: