Uma operação policial deflagrada na manhã desta terça-feira (12), desvendou o furto de café e equipamentos agrícolas ocorrido em uma propriedade rural de Três Pontas no mês passado. O Núcleo Especializado de Repressão a Crimes Rurais (NERCR), em parceria com a Delegacia Rural de Varginha, identificou e localizou os envolvidos no crime, recuperando parte dos bens subtraídos.
O crime e a investigação
Criminosos invadiram na madrugada de 16 de julho, um sítio na região das Esmeraldas, zona rural de Três Pontas e furtaram cerca de 15 sacas de café e três máquinas derriçadeiras. Os suspeitos acessaram o galpão de armazenamento por uma abertura no telhado, utilizando escadas, e fugiram por uma mata próxima, deixando vestígios que indicavam o uso de um veículo.
Testemunhas relataram ter visto um furgão branco suspeito na área. Pouco tempo depois, um veículo com as mesmas características, abandonado em uma estrada vicinal de Varginha, foi encontrado com vestígios de café em seu interior. A investigação do NERCR levou à identificação de um suspeito, que havia adquirido o veículo.
O mandado de busca e as revelações
Com um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça, policiais civis foram até a residência do principal suspeito, um homem de 32 anos. No local, foram apreendidos um celular e um jogo de chaves michas, além de uma touca ninja que o suspeito admitiu ter usado no crime.
Em depoimento, o homem confessou a participação no furto e revelou detalhes sobre a venda do material furtado. Ele indicou ter vendido uma das derriçadeiras para outro indivíduo, que foi identificado e encontrado. A máquina foi recuperada e prontamente reconhecida pela vítima.
O suspeito também confessou que o café furtado foi vendido e entregue em um armazém em Varginha, para um empresário do ramo. A investigação do NERCR revelou que esse mesmo armazém já havia sido alvo de uma operação policial no dia 25 de julho, onde cerca de 70 sacas de café sem comprovação de origem lícita foram apreendidas, resultando na prisão em flagrante dos proprietários por receptação qualificada.
Desdobramentos e busca por coautores
A operação do NERCR de Três Pontas reforça a importância da ação especializada no combate a crimes rurais, que têm um impacto significativo na economia e na segurança da região. A população é encorajada a colaborar com as autoridades, fornecendo informações que possam levar à prisão de criminosos e à recuperação de bens roubados e/ou furtados.