O Governo de Minas Gerais inaugurou, nesta sexta-feira (11), em Varginha, a nova sede da Delegacia Regional Especializada de Repressão a Crimes Rurais, além de um Núcleo de atendimento na cidade de Três Pontas. A iniciativa faz parte do Projeto Campo Seguro, lançado em fevereiro deste ano pela Polícia Civil de Minas Gerais, com foco na repressão qualificada de crimes patrimoniais relacionados à atividade rural.
A cerimônia contou com a presença do governador Romeu Zema, da chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Gambogi, e do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, além de deputados federais e estaduais, prefeitos da região e outras autoridades. Os prefeitos de Varginha, Leonardo Ciacci, e de Três Pontas, Luís Carlos da Silva, integraram o dispositivo de honra e discursaram durante o evento.
Durante a solenidade, foram entregues armamentos, drones e viaturas destinados ao reforço das ações de segurança no campo. Os equipamentos foram viabilizados pelo Governo do Estado e por parlamentares, com o objetivo de fortalecer as operações da nova Delegacia Especializada.
O prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci, destacou a presença constante do governador Romeu Zema na cidade e ressaltou a importância da parceria do Governo de Minas com os municípios. Ele falou ainda sobre os resultados positivos da economia local, o papel de destaque de Varginha nas exportações e elogiou a gestão estadual. “Temos uma gestão responsável, comprometida com resultados. O governador tem sido presente e sensível às demandas dos municípios, e os frutos estão aí: crescimento, investimentos e melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.
Já o prefeito de Três Pontas, Luís Carlos da Silva, conhecido como Luisinho, reforçou os avanços que Minas Gerais tem conquistado sob a gestão de Zema. Ele agradeceu o apoio do Estado aos municípios, principalmente nos investimentos em saúde, e demonstrou confiança na continuidade das obras de infraestrutura. “Temos visto uma nova realidade em Minas, com mais eficiência, planejamento e compromisso. Estamos na expectativa pela conclusão da terceira faixa entre Três Pontas e Varginha, uma obra aguardada há décadas e que agora começa a se tornar realidade”, disse.
Em seu discurso, o governador Romeu Zema enfatizou o compromisso do Estado com a segurança pública e criticou a condução da política nacional na área. “Temos visto a criminalidade aumentar em algumas regiões. Por isso, estamos adotando ações para melhorar a segurança de quem produz no campo. Aqui em Minas, bandido não tem vez, ao contrário do que ocorre no cenário nacional”, declarou. Ele também destacou os bons resultados obtidos pelas forças de segurança mineiras: “Nossos índices de criminalidade neste ano estão extremamente satisfatórios. Temos tido melhorias em quase todos os indicadores, o que demonstra que o trabalho das nossas polícias tem sido efetivo e traz resultados concretos para os mineiros.”
A delegada-geral Letícia Gambogi ressaltou o avanço estratégico representado pela inauguração da unidade. “É mais um passo importante dentro do programa Campo Seguro, com medidas efetivas de repressão aos crimes rurais. Estamos fortalecendo uma rede de inteligência integrada que amplia a proteção ao homem do campo e à população mineira”, afirmou. Outro eixo do projeto é a aproximação com produtores rurais, entidades do setor e órgãos de segurança e justiça, promovendo uma rede colaborativa para a prevenção e repressão dos crimes no meio rural.
O secretário Thales Fernandes também destacou a importância da atuação das forças de segurança para o bom desempenho do agronegócio mineiro. “O agro tem feito a diferença em Minas Gerais. É uma das principais forças da nossa economia, e isso não é por acaso. A segurança pública tem papel fundamental nesse sucesso”, disse. Ele também elogiou a atuação da Polícia Civil: “A segurança pública é hoje coroada com o trabalho fantástico da Polícia Civil, que caminha para 14 unidades especializadas. Se o crime se especializa, nós estamos nos especializando ainda mais.”

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Minas Gerais foi o segundo estado que mais exportou no Brasil no primeiro semestre de 2025. O café respondeu por 19% das exportações mineiras no período, reforçando a relevância do setor no cenário internacional.
A Delegacia Regional de Repressão a Crimes Rurais de Varginha terá atuação direta em nove municípios do Sul de Minas: Varginha, Elói Mendes, Carmo da Cachoeira, Três Pontas, Santana da Vargem, Boa Esperança, Coqueiral, Ilicínea e Guapé e será comandada pelo delegado Dr. Gustavo Gomes.
Com as inaugurações em Varginha e Três Pontas, Minas Gerais passa a contar com 13 Delegacias Especializadas de Repressão a Crimes Rurais e um Núcleo Especializado. A primeira unidade foi implantada em Belo Horizonte, em 2021. As demais estão localizadas nos municípios de Uberlândia, Patrocínio, Araxá, Uberaba, Frutal, Passos, São Sebastião do Paraíso, Alfenas, Guaxupé, Poços de Caldas e Campo Belo. Durante a cerimônia, autoridades também solicitaram a instalação de uma unidade da Delegacia Rural em Lavras, ampliando ainda mais a cobertura do programa Campo Seguro no estado.
Após a inauguração da delegacia, o governador Romeu Zema seguiu para o Centro de Excelência do Café, em Varginha, onde se reuniu com produtores rurais e representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). Durante o encontro, Zema falou rapidamente e destacou a importância estratégica do agronegócio para a economia mineira e revelou que, neste ano, as exportações de café em Minas Gerais superaram as de minério de ferro — tradicionalmente o principal produto da balança comercial do estado.
