A cidade de Três Pontas se prepara para receber, nesta sexta-feira (11), a inauguração do Núcleo de Investigação de Crimes Rurais, vinculado à Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais de Varginha. A nova unidade faz parte do projeto estadual “Campo Seguro”, que tem como objetivo fortalecer a segurança na zona rural e reduzir os crimes cometidos contra produtores e trabalhadores do campo.
A programação oficial terá início pela manhã, às 9h30, em Varginha, com a solenidade de inauguração da Delegacia Especializada, na Avenida Braga de Carvalho, 125 – Industrial JK. O evento contará com a presença do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e da Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Delegada-Geral Letícia Gamboge.
No período da tarde, a delegada-geral Letícia Gamboge, acompanhada do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Pereira Fernandes, fará uma visita técnica à sede do novo núcleo em Três Pontas, que também atenderá o município de Santana da Vargem.
A cerimônia será na 15ª Delegacia de Polícia Civil, na Rua Urbano Garcia de Miranda no Centro e deve e deverá reunir autoridades políticas, policiais, lideranças do agronegócio, sindicatos e produtores rurais. A implantação do núcleo em Três Pontas foi anunciado em fevereiro deste ano, durante solenidade no Auditório da Cocatrel e representa uma conquista expressiva para a região, que tem no agronegócio, especialmente na cafeicultura, uma de suas principais forças econômicas. A unidade terá dois investigadores e um delegado.
Embora a Resolução nº 8.179, de 21 de julho de 2021, da Polícia Civil de Minas Gerais, preveja a instalação de núcleos apenas em delegacias regionais, Três Pontas foi escolhida como sede pela relevância do setor agrícola local e pela produtividade de sua Delegacia de Polícia Civil, considerada por dois anos consecutivos a mais eficiente do Estado.
A instalação do Núcleo atende a um pedido feito pelo vereador Rodrigo Alexandre Silva (UB), que também é investigador da Polícia Civil. Segundo ele, a nova unidade irá permitir maior agilidade nas investigações e reforçará a presença do Estado nas áreas rurais da região.
Com a inauguração, produtores de Três Pontas e Santana da Vargem contarão com um atendimento mais especializado e próximo, o que deverá impactar positivamente na prevenção e repressão de crimes como furtos de maquinários, defensivos agrícolas e gado, entre outros.
A expectativa é que o Núcleo da Delegacia Rural traga mais segurança, tranquilidade e valorização para quem trabalha e produz no campo.