Escola Cônego Vítor inicia comemorações de seu centenário

 

A Escola Municipal Cônego Vítor, em Três Pontas, deu início às comemorações de seu centenário com uma missa especial realizada na quadra da própria escola. O evento, que faz parte de uma tradição de longos anos, celebra o patrono da instituição, Padre Victor, e marcou a segunda vez em que a missa foi realizada no local, trazendo um novo significado para a comunidade escolar.

A diretora Érica Araújo Pereira Mendonça, que está à frente da escola há muitos anos, falou sobre a importância da celebração. “Desde que me lembro, sempre realizamos a missa em homenagem ao Padre Victor, nosso patrono. Originalmente, essa missa acontecia durante a novena, lá na matriz, mas desde o ano passado, passamos a celebrá-la aqui, na quadra da escola”, explicou.

Aluno interpretando o Beato Padre Victor

Uma das tradições mais marcantes dessa celebração é a participação de um aluno que, a cada ano, se veste como Padre Victor para simbolizar a importância do patrono na história da escola. “Essa parte da missa é muito significativa, pois traz as crianças para o centro da homenagem, conectando-as à figura do Padre Victor de maneira simbólica”, comentou a diretora.

Ela contou que a mudança de local foi uma ideia que surgiu em conjunto com o Cônego Douglas, um grande amigo da escola, e teve como objetivo abençoar a quadra, cuja construção foi uma conquista significativa para a comunidade escolar. “Foi uma forma de agradecer por essa vitória. O Cônego Douglas prontamente aceitou o convite e disse que, enquanto estiver conosco, celebrará a missa aqui na escola”, disse a diretora.

Quadra da escola cheia para a missa de 100 anos

A missa deste ano foi ainda mais especial, pois integrou as comemorações do centenário da escola, que serão celebradas ao longo do ano. “A celebração deste ano foi linda, com palavras que tocam a vida das nossas crianças, voltada para os alunos, professores, funcionários, pais e amigos da escola”, ressaltou.

A participação dos alunos na missa também é algo que fortalece o sentimento de pertencimento e fé. “Além do aluno que se veste como Padre Victor, a equipe de celebração é formada por nossos próprios estudantes, pais e funcionários”, detalhou Érica. “Quando a missa termina, todos sentimos que nossa escola foi abençoada e protegida pelo nosso patrono”, concluiu emocionada.

Aluno representando o Beato Padre Victor

Com essa tradição fortalecida e a celebração dos 100 anos da escola, a comunidade escolar segue unida, com a certeza de que as bênçãos do Padre Victor continuarão a guiar a instituição por muitos anos. A Escola Cônego Victor atende atualmente 492 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).